Criada em 29 de abril de 1994, durante o II Encontro Nacional de História Oral, realizado no Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de História Oral (ABHO) congrega estudiosos e pesquisadores das áreas de história, ciências sociais, antropologia, educação e demais disciplinas das ciências humanas de todas as regiões do país. Seus associados têm em comum o uso de fontes orais em suas pesquisas, isto é, a realização de entrevistas gravadas com pessoas que viveram ou testemunharam acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida, ou outros aspectos da história contemporânea.
A gravação de entrevistas com testemunhas da história teve início na década de 1950, após a invenção do gravador à fita, na Europa, nos EUA e no México. A partir dos anos 1970, as técnicas da história oral difundiram-se bastante e ampliou-se o intercâmbio entre os que a praticavam. Foram criados programas de história oral em diversos países e editados livros e revistas especializados na matéria. Os anos 1990 assistiram à consolidação da história oral no meio acadêmico e à criação, além da ABHO, em 1994, da International Oral History Association (IOHA), em 1996.
As formas de praticar a história oral variam conforme o objetivo das pesquisas e dos pesquisadores. Muitas instituições incluem entre suas diretrizes a preservação e a divulgação dos acervos de entrevistas produzidas, preocupação que nem sempre faz parte dos projetos de pesquisa em história oral. O tratamento das entrevistas e sua passagem da forma oral para a escrita também tendem a ser diversos, conforme as orientações de cada programa ou pesquisa. Além disso, com as novas tecnologias digitais, as possibilidades de gravação em vídeo e de difusão por meio eletrônico, multiplicaram-se as modalidades de emprego da história oral.
A ABHO congrega as diferentes tendências e possibilidades de aplicação da história oral desenvolvidas por pesquisadores e estudiosos de todo o país. De dois em dois anos, ela promove encontros nacionais e regionais de história oral. Seus órgãos de divulgação e debate acadêmico são o Boletim Eletrônico e a revista História Oral. Para mais informações consulte http://www.cpdoc.fgv.br/abho/.
ASSOCIE-SE
Integram a ABHO associados individuais e coletivos, que recebem gratuitamente o número da revista História Oral publicado anualmente, bem como os boletins eletrônicos. Os associados individuais pagam uma anuidade de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) e os coletivos, uma anuidade de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais). Se você deseja associar-se, deve preencher a ficha para inscrição de associados (Associado individual ou Associado coletivo) e enviá-la por correio, juntamente com o comprovante de depósito da primeira anuidade, para o tesoureiro da ABHO, Mauro Passos. Os dados bancários e o endereço para envio encontram-se ao final da ficha.
|