Apresentação Cronograma Programação Inscrições Grupos de Trabalhos (GT's) Anais Complementares Mini-cursos Pôsteres Comissão Responsável Sobre a ABHO Sobre a Unisinos Sobre São Leopoldo Localização e transportes Alimentação e hospedagem
 
Data: 22 a 25 de abril de 2008
Local: UNISINOS - São Leopoldo - RS

ABHO - Associação Brasileira de História Oral

Página inicial Inscrições Programação Contate-nos Área do inscrito
Você está em: Página inicial / Programação

Programação

22 de abril de 2008  (terça feira)

8h 30 – Credenciamento

10h 30 – Sessão Solene de Abertura 
               Homenagem 10 anos da Revista História Oral

14h – Grupos de trabalhos ( lista dos GTs e apresentações ao final da programação)

17h 30 – Mesa redonda:
História Oral, trabalho e trabalhadores: novas possibilidades de pensar um tema
O tema do trabalho, sob inúmeras perspectivas, vem sendo contemplado pela metodologia da história oral, que assim enriquece um campo de estudos clássico para diversas disciplinas, com destaque para a história, a sociologia e a antropologia. Abordagens e questões como as de gênero, lazer, família, cotidiano, além das que envolvem o associativismo e a participação e representação política, têm sido exploradas por essa metodologia. A mesa quer dar prosseguimento ao desafio de trazer novas possibilidades de tratamento para a questão do trabalho, evidenciando como a história oral pode chamar à cena temas ainda pouco estudados e recortar períodos e problemas de difícil enfrentamento com uso de outras estratégias de pesquisa.      

               Marco Aurélio Santana (UFRJ) – Coordenador
               Ângela de Castro Gomes (CPDOC-FGV e UFF)
               Maria Eliza Borges (UFMG)
               Regina Beatriz Guimarães (UFMT e UFPE)

20h – Apresentação teatral: “A Entrevista”
Sinopse: Jovem escritora no auge da carreira é entrevistada em programa de televisão. Confrontando-a ao vivo frente às câmeras com sua própria crise artística e existencial, o entrevistador conduz o que se revela um intenso e surpreendente diálogo sobre a vida e a arte, numa encenação que explora os limites do público e do privado nos dia de hoje.
Direção: Florência Gil
Texto: Samir Yazbek
Elenco: Fernanda Carvalho e Elison Couto
Vídeos: Bruno Barreto e Pedro Harres

23 de abril de 2008 (quarta feira)

8h 30 – Mini-curso

10h45 – Conferencista: ALEXANDER VON PLATO (Fern Universitat de Hagen)
Dr. Alexander von Plato é historiador, fundador e diretor do Instituto de História e Biografia, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais e Culturais da Fern-Universität de Hagen (Alemanha); pesquisa o Nacional Socialismo, em especial a divisão da Alemanha e o recente processo de unificação; professor visitante na Universidade de Viena; atual vice-presidente da Associação  Internacional de História Oral (IOHA).

14h – Grupos de trabalhos

17h 30 - Mesa redonda:
Memória e Política
A proposta  desta mesa é apresentar uma reflexão sobre as relações  entre Memória, Política e História Oral. Partindo de temas distintos como religião, militância política e ditadura militar e trajetória pessoais  e sociedade  pretende-se discutir  os mecanismos de construção  de memórias e de seus usos políticos. 

Marieta de Moraes Ferreira (CPDOC/FGV e UFRJ) - Coordenadora
Maria de Lourdes Janotti (USP)
Antonio Torres Montenegro (UFPE)

19h45 –
Cine documentário I (anfiteatro Padre Werner).
Manguinhos: histórias de pessoas e lugares.  Duração: 23 min 8seg.  
Antigos e novos moradores de Manguinhos montam um mosaico de narrativas, que juntas compõem a história do bairro. As diversas histórias de moradores que aparecem no documentário nos ajudam a entender a história das treze comunidades que formam esta região. Histórias que mostram um passado que se confunde com o presente ainda com a falta de saneamento básico, saúde, educação e lazer. Histórias marcadas pela cultura e esperanças por um futuro melhor.
Produção: Laboratório Territorial de Manguinhos da FIOCRUZ e ATREVER da Rede CCAP
Comentadoras: Tânia Fernandes e Fabiana Melo Souza

O Estado Novo da Portela.  Duração: 35 min
As agremiações e especialmente a Portela, durante o Estado Novo deram destaque à visão ufanista de Brasil, afinando seu discurso com o do Governo. A escolha dos enredos, a representação em fantasias e a composição dos sambas demonstram a apropriação realizada pela Portela dos discursos nacionalistas. O documentário mescla imagens do caminho dessa pesquisa na Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Mis e nas memórias dos baluartes da agremiação, a Velha Guarda.  
Roteiro e Direção: Guilherme Guaral.
Produção: Secretaria de Cultura de Cabo Frio e Cia Banana da Terra
Comentador: Guilherme Guaral.

19h45 - Cine documentário II (auditório Central)
Jongos, Calangos e Folias. Música Negra, memória e poesia. Duração: 45 min.
O filme coloca em diálogo, através de jongos, calangos e folias de reis, a memória e a história da última geração de africanos, chegada ao Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. Dá especial atenção à poesia presente nestas manifestações que são praticadas ainda hoje, no Rio de Janeiro, por muitos dos descendentes daqueles últimos escravos.
Direção Geral: Hebe Mattos e Martha Abreu.
Produção: LABHOI/UFF
Comentadores: Martha Abreu e Paulo Staudt Moreira

24 de abril de 2008 (quinta feira)

8h 30 – Mini-curso

10h45 – Mesa redonda:
Visualidade, Oralidade e a Escrita da História.
Não é de hoje que a história deixou de ser elaborada, exclusivamente, com
textos escritos. A revolução documental dos anos 60, não só colocou em pauta
a discussão sobre o documento único e a possibilidade de trabalhar-se com uma abordagem quantitativa - as fontes seriais -, como também colocou em xeque o próprio imperialismo da escrita sobre outras formas de expressão. O objetivo desta sessão é apresentar o estado atual das questões no que diz respeito ao uso das referidas fontes por historiadores. Neste sentido, o foco central recai sobre a discussão dos aspectos teóricos e metodológicos de tais tentativas, apontando-lhes os limites e possibilidades.
Nosso debate busca evidenciar os desafios teóricos do tratamento intertextual de ambas as formas narrativas, visual e oral, reunindo os modos de fazer e práticas consolidadas, por diversos grupos de pesquisa.
O elemento visual e oral no texto histórico impõe ao historiador um outro desafio que, aos poucos, vai sendo enfrentado: uso de outras linguagens para compor uma nova narrativa histórica que dê conta da dimensão intertextual estabelecida entre palavras e imagens.

Ana Maria Mauad (UFF) - Coordenadora
Márcia Ramos de Oliveira (UDESC)
Fernando Dumas (COC-Fiocruz)
Olga von Simson (UNICAMP)

14h – Grupos de trabalhos

17h30 – Assembléia da ABHO (somente para os sócios)

17h30 - Atividade paralela I: workshop com Federico Lorenz “Claroscuros en la enseñanza de la historia reciente en la Argentina”  (vagas limitadas)
Dr. Federico Lorenz é historiador e pesquisa temas da história recente da Argentina, especialmente sobre a Guerra das Malvinas e o terrorismo de Estado. Foi Coordenador da “Escuela de Capacitación Docente (CePA) del Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires” e assessor do “Ministério de Educación de la Nación”. Atualmente coordena a “Área de Estudios e Publicaciones del Centro Cultural de la Memória “Haroldo Conti”, Espacio para la Memória, la Verdad y la Justicia Argentina”.

25 de abril de 2008 (sexta feira)

8h 30 – Mini-curso

10h45 – Mesa redonda:
Migrações e Identidade
O acúmulo de reflexões em diferentes campos das ciências humanas levou à constatação de que havia fenômenos comuns de construções e reelaborações identitárias em processos historicamente diferentes como as migrações transnacionais ou transcontinentais, a forçada transferência de populações de um continente destinadas à escravidão em outro e as migrações internas (regionais) nos territórios dos modernos estados-nações. Tal campo de análise passou a ser genericamente denominado de estudos de "migrações".
Historicamente, os diferentes processos migratórios podem variar em muitos aspectos: migração por levas ou por redes de relações; condição econômica do grupo migrante; migrações forçadas (escravos ou refugiados) ou voluntárias; situação no contexto de chegada (disputa com outros grupos pelo espaço, discriminações), etc. Entretanto, nas mais diferentes situações, têm sido observados alguns fenômenos semelhantes que tornam as manifestações identitárias, quase sempre, lutas por um maior quantum de poder. Os imigrantes podem se tornar grupos com poder econômico e social na nova
terra, mas podem também estar sujeitos à submissão cultural. Incorporando as modernas teorias de etnicidade ao campo já tradicional dos estudos de imigrações e escravidão, os historiadores têm ampliado e diversificado o conhecimento que se tem de tais processos sociais.
Considerando o estatuto pouco formalizado dos processos identitários, pelo menos em suas etapas iniciais, a história oral é uma ferramenta indispensável para se observar a (re)elaboração de tais representações. E a análise desses fenômenos na sociedade contemporânea tem contribuído para novos estudos em contextos mais antigos
.

Regina Weber (UFRGS) - Coordenadora
               Núncia Santoro de Constantino (PUCRS)
               Eurípedes A Funes (UFC)

14h – Grupos de trabalhos

17h30 – Conferencista: FEDERICO LORENZ (Centro Cultural de la Memória “Haroldo Conti”, Espacio para la Memória, la Verdad y la Justicia Argentina)

Sessão de Encerramento



PROGRAMAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO

GT ACERVOS E INSTITUIÇÕES: CONSTITUIÇÃO E USOS

COORDENAÇÃO: LUCIANA QUILLET HEYMANN

3ª feira – 14hs-17hs

Cíntia Vieira Souto e Alvaro Walmrath Bischoff 

O acervo de História Oral do Memorial do Ministério Público: limites e possibilidades de um acervo institucional

Miriam Collares Figueiredo

Memória de empresas: usos, dilemas e impasses      

Nancy A. Campos Muniz

A história do planejamento de C&T no CNPq: entre técnicos, práticas e representações

Daniel Cardoso Ferreira Junior

Museu de Arte Assis Chateaubriand: sociedade, imprensa e testemunhos nos seus 40 anos de historia, glória e decadência

4ª feira– 14hs-17hs

Aparecida Maciel da Silva Shikida

Conhecimento pertinente e contemporaneidade: algumas considerações sobre o papel da oralidade no novo milênio

Luciana Quillet Heymann

Usos e representações de acervos documentais em instituições de memória: estudos de caso no Brasil e na França.

Ieda Gutfreind e Eduardo dos Santos Chaves

Instituto Cultural Judaico Marc Chagall: um espaço de memória      

Marco Dreer Buarque  

Digitalização e conservação preventiva: em busca de métodos seguros para a preservação de longo prazo em acervos de História Oral

5ª feira– 14hs-17hs

Beatriz Pinto Venancio 

Do arquivo ao canevas          

Vilma Campos dos Santos Leite

Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André           

Lídia Baumgarten Braun 

Cultura e memória de pequenos agricultores alemães no Vale do Paranapanema: tradição oral, acervos e instituições (1950-1990)

Michelle Ferreira Maia      

Minha coleção particular: fotografias fúnebres e lembrança de mortos                    

GT HISTÓRIA ORAL E CULTURA URBANA

COORDENAÇÃO: OLGA DE MORAES VON SIMSON (UNICAMP) E CARLOS ALBERTO DE OLIVERIA (UESC)

3ª feira– 14hs-17hs: A Cidade e a chegada da Modernidade

Josias de Souza Sales

A chegada da modernidade: televisão, memória e relações sociais em Belém do Pará na década de 60 do século XX

Raimundo Nonato Gomes dos Santos  

Entre o campo e a cidade: lembranças de velhos moradores de Boa Vista no final do século XX  

Maria Beatriz Pinheiro Machado

Os autores da produção arquitetônica modernista na Serra Gaúcha             

Eduardo Romero de Oliveira

Por trilhos e rios – cidades em formação e saberes técnicos no Oeste Paulista         

Robson Laverdi 

Viveres urbanos e homossexualidades juvenis narradas                   

José Joaci Barboza e Francisca Aurineide Barbosa Tamboril

Vozes Urbanas: A Construção do Espaço Social de Candeias do Jamari     

4ª feira– 14hs-17hs: A cidade vista através de seus bairros

Danielle Heberle Viegas

Cartografia da memória: traçando falas em um bairro da região metropolitana de Porto Alegre

                       

Regina Célia Padovan  

Fragmentos de memória à Beira Rio: a história de Tocantinópolis no relato dos moradores

Maria Lindaci Gomes de Souza

Identidade Cultural e Patrimônio: Oralidade e Memória                   

Mario Sergio Ignácio Brum

Os tempos de ‘favela’ e o tempo do conjunto: Memórias dos moradores do Conjunto Habitacional Cidade Alta – Rio de Janeiro sobre a remoção.              

Nilson Almino de Freitas e Talita Silva Bezerra

Pessoalidade midiática no bairro: oralidade, percepção de “comunidade” e formas de classificação social no bairro Alto da Expectativa em Sobral/CE

Maria Lúcia de Souza Rangel Ricci

Reconstituindo a vivência sócio-cultural de um espaço de Campinas (SP): Jardim Bela Vista                                

Cirlei Francisca Gomes Carneiro e Carla Adriana Menegotto

“Lugares da Memória” de Ponta Grossa: as famílias e a cultura urbana do bairro da Ronda. 1980-2007    

Joaquim Justino Moura dos Santos

Os lugares na História Oral: o caso do subúrbio carioca

5ª feira– 14hs-17hs: Cidade e Identidades

Carlos Henrique dos Santos Martins

A Memória: lugar de partilhamentos, conflitos e diálogos intergeracionais

           

Luiz Carlos do Carmo

A vida, a vivência e a construção de sua percepção na sociedade brasileira. A fonte oral e a análises dos testemunhos, memória e construção política na porção Central do Brasil.

José Eudes Alves Belo

Caminhos da memória: fragmentos de oralidade na cidade de Garanhuns (PE) na década de 50    

Diego Finder Machado

Fronteiras tênues: memórias e etnicidades em uma Cidade Cosmopolita                 

Carlos Alberto de Oliveira

Ilhéus/BA: memória urbana e desenvolvimento Portuário através da imprensa

Renata Amaral de Sá

Memória e Cidade: A Reconstituição de uma História                      

Luiz Carlos Rigo e Maurício Couto Polidori

Memórias das Doquinhas: lembranças de seus moradores               

Nancy Alessio Magalhães

Memórias de estudantes de Angola no Brasil            

           

6ª feira– 14hs-17hs: Sessão I: [sessões simultâneas]

Florianópolis, um caso recente de intensa transformação urbana

Emerson César de Campos

A Praça Falada: lugares de sentidos e sociabilidades na Praça XV de Novembro (Florianópolis-SC) entre 1990-2006           

Reinaldo Lindolfo Lohn

Cidade e memória: percepções sobre espaço público e segregação social em Florianópolis (1960-2005)   

Mara Rubia Sant Anna

Colunismo social em Santa Catarina - testemunhos de elegantes senhoras               

Luiz Felipe Falcão

Memórias dissonantes, histórias díspares: relatos das transformações urbanas em Florianópolis nas últimas décadas do século XX      

Autobiografia e Cidade

Álida Angélica Alves Leal

BH além da câmera: Um estudo sobre as relações artista-cidade através da experiência artístico-fotográfica de Daniela Goulart

Gisafran Nazareno Mota Jucá

Seminário da Prainha: limites e possibilidades da "Ego-História",como opção metodológica          

Tatiana Oliveira Siciliano

“(Re)invenções de si”: relatos das trajetórias, memórias e metamorfoses nas segundas escolhas profissionais       

6ª feira– 14hs-17hs: Sessão II: [sessões simultâneas]

Cidade, Esporte e Lazer

Luciano Jahnecka

"Oooo o ooo o o que torcida é essa?": notas sobre a construção de memória xavante

Paula Andreatta Maduro

O automobilismo de rua em Porto Alegre: uma abordagem histórico-cultural (1926- 1956)            

Cristina Ennes da Silva e Paula Regina Puhl

O lazer informal: diversão ou contravenção  

Ilana Strozenberg

Tramas e Trajetórias da cultura urbana: um estudo sobre as lideranças do grupo de teatro Nós do Morro

Marcel Diego Tonini

Além dos gramados: história oral de vida dos negros do futebol brasileiro  

                       

Aline Nunes da Cunha

Uma história do futebol de fábrica em Pelotas nas décadas de 30 a 60: narrativas de antigos operários-jogadores do Esporte Clube Fiação e Tecidos Pelotense     

GT HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO I

COODENAÇÃO: BEATRIZ DAUDT FISCHER (UNISINOS)

3ª feira – 14hs-17hs

José Dourado de Souza

(Se) educando na floresta: educação de seringueiro na Amazônia Ocidental (1981 - 2008) - uma experiência com história oral

Severino Bezarra da Silva

Os testemunhos na escola campo

Altemir Luiz Dalpiaz e José Licínio Backes

Formas de resistência de educadores em Campo Grande durante o período militar e as implicações para suas identidades

Eliane Lucia Colussi

Memória de militantes do movimento estudantil em Passo Fundo (1978-1985)

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida

Memória do Movimento Docente em Goiás: narrativas de mulheres profissionais da Educação(1970-1980)

Caio Graco Valle Cobério

Memórias do magistério público estadual de Santa Catarina: recortes temáticos e rede de depoimentos a partir de uma investigação introdutória

4ª feira– 14hs-17hs

Elison Antonio Paim

Memórias e experiências do fazer-se professor(a) em escolas multiseriadas

Cleusa Maria Fuckner

Lar Escola Dr Leocádio José Correia: educação infantil e curso superior: uma proposta de formação na perspectiva espírita

Fabio Jose Rodrigues da Costa

Narrativas contemporâneas: professores de arte e reconstrução da experiência formativa

Suzana Mary de Andrade Nunes

Professor de Educação Física: um profissional em pleno desafio

Regina Célia do Couto

Desafios de uma educação multicultural: com a palavra os professores formadores dos cursos de História

Leni Aparecida Souto Miziara e Ruth Pavan

A história da profissão do/a pedagogo/a em Mato Grosso do Sul

Sálua Cecílio, Marina do Valle Costa e Cynthia Karina Bertholdi

Um Reencontro com a Psicologia na Universidade de Uberaba, Uberaba-MG

5ª feira– 14hs-17hs

Claudia Hickenbick

História oral e Ensino de História: a produção acadêmica recente a partir de referências bibliográficas, bancos de dados de organismos oficiais brasileiros e periódicos especializados

Pâmella Passos Deusdará

Escutando as vozes da História: usos da História Oral no Ensino de História   

Liliane dos Santos Gutierre

História Oral e Educação Matemática: uma possibilidade

Wagner Ahmad Auarek

Caminhos do ensinar a matemática na escola: lembranças de um professor e de uma professora de matemática

André Luiz Onghero

Memórias de professores de Educação Moral e Cívica no Oeste de Santa Catarina

Raphaela Souza dos Santos

Entre lembranças e silêncios: memórias de mulheres em salas de EJA

Geovana Mendonça Lunardi Mendes e Fernando Cesar Sossai

Tecnologia do silêncio: histórias e memórias em vídeos da TV  escola


6ª feira– 14hs-17hs


Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

História de vida: formação e prática docente

Francisco Alencar Mota

Cultura escolar e práticas cotidianas: memória educacional através de narrativas de histórias de vida

Vanessa Ferraz Almeida Neves

Tecendo memórias, educando infâncias: o entrelaçar de histórias em uma instituição de Educação Infantil

Simone Silveira Amorim e Marina Oliveira Malta

A História Oral e a construção da trajetória do professor Czeslaw Kajetan Yohn (1948-1974)

Cristiano José Pereira

Do vendaval destrutivo à escola-modelo: a trajetória de uma jovem diretora numa escola municipal em Taubaté-SP

Sergio Ricardo Pereira Cardoso

As furnas da memória: uma análise da (in) disciplina a partir das falas dos “ex-gatos pelados”

Salania Maria Barbosa Melo

Os grupos escolares e as festas de civilidade

Ronie Cardoso Filho

Memória Escolar: reminiscências de alunos do Colégio São José de Castro, Paraná, na primeira metade do séc.X

GT HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO II

COORDENAÇÃO: TÂNIA REGINA DE LUCA (UNESP)

3ª feira – 14hs-17hs: Dimensões do feminino em debate

Inês Assunção de Castro Teixeira, Helena Maria Toffoletti Fuenzalida e Elga Arantes Gomes

(Entre)Tempos de mulheres: narrativas de gerações de professoras

Aline Lemos da Cunha

A cozinha, o quarto, a beira do rio e a senzala: passado e presente de profissões "femininas" a partir dos depoimentos de mulheres negras trabalhadoras

Darlene Rosa Da Silva

Alfabetismo e analfabetismo: Histórias de vida de mulheres residentes nas localidades Paredão e Costa do Bica (Piratini/RS).

Samara Mendes Araújo Silva

As lembranças do colégio: memória das ex-alunas das escolas confessionais católicas piauienses

Rita de Cássia Grecco dos Santos

 “Eu fui uma mulher determinada e sou até hoje”! – a narrativa de Lúcia e seus alfabetismos, uma jovem de 82 anos que lê o mundo

Gabriela Medeiros Nogueira e Eduardo Arriada

 “Quem tinha um pouco mais de instrução era professora” Lembranças do tempo de escola: Irmã Anita Pastore

Fabiane Vasconcelos Andrade

A contribuição da professora de francês Norma Reis na educação feminina da Escola Normal

4ª feira– 14hs-17hs: Das múltiplas formas de educar

Celson Henrique Sousa Gomes

Aprendizagem e Formação Musical em Família

Fabiana Cristina da Silva

História oral e a construção de memórias familiares: limites e possibilidades

Anderson Xavier de Souza, Yone Maria Gonzaga e Vanda Lucia Praxedes

Memórias e percursos de professores negras/os na UFMG

Lisiane Sias Manke

Práticas de Leituras em contextos Rurais

Luciane Sgarbi S. Grazziotin

Das aulas com professores em casa aos internatos religiosos: práticas e possibilidades de escolarização. (Bom Jesus/RS 1913 – 1940)

Vanessa Bellani Lyra

Hercides José da Silva e a Educação Física Catarinense: Memórias do aluno, Memórias do mestre

Lúcio Vânio Moraes

Memória Oral Escolar e Identidade: Imaginário Católico e legitimidade no Mercado Religioso

5ª feira– 14hs-17hs: Experiências escolares na primeira metade do século XX

Tatiane dos Santos Virtuoso

Entre a Itália e o Brasil: lembranças de uma escola italiana do extremo sul catarinense (1905 – 1930)

Camila Porto Fasolo

Colégio Cônsul Carlos Renaux: de adaptar-se ao ensino nacional a formar as elites condutoras locais

Terciane Ângela Luchese e Bernardete Schiavo Caprara

Culturas escolares nas escolas públicas de Bento Gonçalves: narrativas de docentes – 1920 a 1945

Cleber Cristano Prodanov e Alessander Mario Kerber

Memória das práticas educativas durante o primeiro governo Vargas em Novo Hamburgo/RS

Giana Lange do Amaral e Adriana Duarte Leon

Narrativas de professoras: considerações sobre a valorização da profissão docente

Dilce Schüeroff

 “Não obedeceu, pode punir”: castigos escolares no ensino primário catarinense (1910–1940)

6ª feira– 14hs-17hs: Trajetórias institucionais e políticas públicas

Paola Varela

 “En palabras de los alumnos…” Representaciones de la escuela pública bonaerense de los años treinta: de la “escuela mítica” a la “escuela real”

Cleusa Maria Gomes Graebin e Rejane Silva Penna

Educação e escola no Rio Grande do Sul: ensine quem souber e quiser e como puder

Angela Alves dos Passos

Do Grupo Escolar da Villa de Piratiny ao Instituto Estadual de Educação Ponche Verde: memórias e representações

Marilane Machado

Ponta do Leal: as memórias de um lugar

Fernando Leocino da Silva

 “Não posso faltar com a verdade”: memórias de alunos egressos das “tradicionais” escolas de ensino secundário de Santa Catarina.

Ana Paula Tatagiba

 “Se a gente não contar, a história se perde...” – o potencial da História Oral para subsidiar pesquisas educacionais

GT HISTÓRIA ORAL E ETNICIDADES

COORDENAÇÃO: NÚNCIA SANTORO DE CONSTANTINO (PUCRS) E CARLA MONTEIRO DE SOUZA (UFRR)

3ª feira– 14hs-17hs

Lucas Neves Prochnow

A trajetória de vida e o ambiente imigrante espanhol na Porto Alegre dos anos 50: história e possibilidades em história                       

Marco Antonio Neves Soares          

Auto-identificação e identidades religiosas em um grupamento de refugiados do nazismo no norte do Paraná – O caso de Rolândia                

Joab Monteiro de Sousa e Mario de Souza Martins   

Desnudando o ser "polaco" em Irati/PR: ambivalências sócio-culturais.

Imgart Grützmann   

Identidade, cultura e memória no Uhle's Kalender (1907-1942)      

Neida Regina Ceccim Morales  

Imigração e memória: histórias de imigrantes sírio-libaneses

4ª feira– 14hs-17hs

Carla Monteiro de Souza

Lembrar, contar e ser: etnicidade e memória de “gaúchos” residentes em Boa Vista/RR

Maria Catarina Chitolina Zanini  

Memórias em construção, narrativas em formação

Raquel S. Thiago

Migrantes em Joinville: reinventando identidades

Olga R. de Moraes von Simson  

Memória, Celebração e Identidade Étnica: uma visão sobre os jogos indígenas e suas potencialidades.

Giovani José da Silva

Vozes indígenas na fronteira Brasil-Bolívia: memórias e narrativas Kamba-Chiquitano (segunda metade do século XX)

Edson Silva          

Xukuru: a história a partir das memórias, testemunhos e conhecimentos de idosos

ANGELA ARIADNE HOFMANN         

Um novo tempo e um tempo velho: mesmo tempo emaranhado

5ª feira– 14hs-17hs

Helena Maria Tarchi Crivellari

Relatos orais sobre a história da imigração italiana em Santos Dumont/MG             

Núncia Santoro de Constantino

Testemunho feminino e imigração: italianas em Porto Alegre e construção da identidade               

Gustavo Valduga

Os descendentes de imigrantes italianos e a tomada dos executivos municipais a partir de 1924

Ana María Sosa González   

Experiencias, memorias, representaciones e identidades: los uruguayos en Rio Grande do Sul.

Natália Dias ad-Víncula Veado    

Etnicidade Cigana na contemporaneidade: tradições e transformações                    

6ª feira– 14hs-17hs

Magna Lima Magalhães 

Associação negra em Novo Hamburgo na primeira metade do século XX               

Carmélia Aparecida Silva Miranda

Narrativas quilombolas

Clara Duran Leite

Quilombos contemporâneos: território e religiosidade na comunidade de São Benedito

Maria Giseuda de Barros Machado

Vozes de escolares do Castainho: a afirmação do ser negro em Garanhuns(PE)      

Dilza Pôrto Gonçalves

“Manuel do Rego” de Congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil à Associação de Quilombolas

           

Zeila de Brito Fabri Demartini

Relatos orais de imigrantes portugueses e luso-africanos em São Paulo: reconstuindo identidades

GT HISTÓRIA ORAL E GÊNERO

COORDENAÇÃO: JOANA MARIA PEDRO (UFSC) E BENITO BISSO SCHMIDT (UFRGS)

3ª feira – 14hs-17hs

Valesca Brasil Costa

A presença feminina no espaço jurídico: alunas pioneiras da Faculdade de Direito de Pelotas

Silvana Rodrigues de Andrade

As perspectivas do uso da História Oral para o entendimento das memórias e identidades de mulheres executivas

Rita de Cássia Santos Freitas

De mulheres e de suas saídas ou de como se constrói uma profissão: o caso da ESS/UFF  

Mani Tebet Azevedo de Marins

Discursos e representações de mulheres na engenharia

Losandro Antonio Tedeschi

Do silêncio à palavra: construções e perpectivas em gênero no meio rural no noroeste do Rio Grande do Sul

Camila Similhana Oliveira de Sousa

Espada, farda e escarpin - A inclusão da mulher como profissional de segurança pública na Polícia Militar de Minas Gerais

Maria Rita de Assis César e Viviane Teixeira Silveira

Produzindo narrativas, (en)gendrando currículo: subjetivação de professoras e a invenção da ESEF/Pelotas-RS

Benito Bisso Schmidt

Coluna social sim, mas sem champanhota: Gilda Marinho e as relações de gênero no campo jornalístico em Porto Alegre (décadas de 50 e 60)

4ª feira– 14hs-17hs

Elizabeth Angela dos Santos E Arilda Ines Miranda Ribeiro

História Oral e Gênero: as representações sociais das alunas egressas do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/ UNESP, campus de Presidente Prudente – SP

Graziela Rinaldi da Rosa e Edla Eggert

Pesquisa formação e História Oral no campo da Filosofia: estudo que trama contra a violência de gênero 

Anamaria Marcon Venson

Prostituição e tráfico de mulheres na rota Brasil-Espanha na perspectiva de profissionais do sexo

Ismael Gonçalves Alves

A Divina Providência vai à Vila Operária: o projeto normalizador das famílias mineiras na Vila Operária Próspera

Daniela Garces de Oliveira

Boemia, um projeto de modernidade: espaços da masculinidade e da feminilidade na boemia porto-legrense

Janine Gomes da Silva

Narrativas femininas: outros olhares para o patrimônio cultural de Joinville

João Carlos Barrozo

Mulheres no garimpo: raparigas e mulheres de família         

Roberto Marques

A deriva do parentesco: gênero, juventude e migração no Nordeste contemporâneo

Glaucia de Oliveira Assis

De Gonzaga para Londres: etnicidade e preconceito na história de Jean Charles de Menezes

5ª feira– 14hs-17hs

Dislane Zerbinatti Moraes e Arlete dos Santos Oliveira

As trajetórias escolares de professoras negras em São Paulo: um estudo sobre a construção de identidades profissional e étnica

Waldeci Ferreira Chagas

As yalorixás e suas famílias de santo: uma reinvenção da família tradicional africana

Priscila da Cunha Bastos

Jovens mulheres quilombolas: identidades e trajetórias

Piedade Lino Videira e Maria Aparecida Silva

Representações de raça e gênero: movimento de mulheres negras em Fortaleza

Dieni Oliveira Rodrigues

Concepções religiosas e formas de participação de mulheres na Igreja Católica de Pelotas

Cristiane de Castro Ramos Abud

Imagens de corpos femininos, sexualidades e subjetividades nas Igrejas de Florianópolis

Claudete Beise Ulrich

Movimento de mulheres e feminismos em tempos de ditadura militar (1964-1989) e a sua relação com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB): testemunho e reflexão

Ana Paula Vosne Martins

História da maternidade e história oral: trajetórias historiográficas e desafios metodológicos

6ª feira– 14hs-17hs

Deusa Maria de Sousa

A construção das memórias acerca da guerrilha: o PCdoB e os familiares dos desaparecidos do Araguaia

Mozart Lacerda Filho

As três moças de Uberaba: a participação feminina nos movimentos de resistência à ditadura militar segundo a ótica de três mulheres do interior do Brasil

Mariluci Cardoso de Vargas

Entre silêncios e palavras: memórias das mulheres que atuaram politicamente no processo de redemocratização em Porto Alegre (1975-1985)

Joana Maria Pedro

Os feminismos na Bolívia e no Chile: narrativas do passado moldadas pelo presente

Felipe Bruno Martins Fernandes

"Encontros Tudo a Ver": reflexo dos grupos de consciência do feminismo de Segunda Onda na produção do sujeito político do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS/MG)

Pierre Gabrielli Bedin

Masculinidades contemporâneas: engendrando a estética e a sexualidade dos corpos masculinos pelo consumo

Fernanda de Carvalho Vecchi Alzuguir

A desculpabilização pela doença: o alcoolismo no discurso de mulheres alcoólicas

lourdes helena martins da silva

Ela já não gosta mais de mim: homicídios praticados contra mulheres em Bagé, RS

GT HISTÓRIA ORAL E O MUNDO DO TRABALHO

COORDENAÇÃO: MARCO AURÉLIO SANTANA (UFRJ) E ÂNGELA DE CASTRO GOMES (UFF e CPDOC-FGV)

3ª feira – 14hs-17hs

Paulo Fontes

História social do trabalho e história oral: um balanço da produção recente

Marco Aurélio Santana e Icléia Thiesen

Trabalho e sociabilidade no Porto do Rio de Janeiro

Andréa Casa Nova Maia e Diego Vales Deslandes Ferreira

Memória sobre trilhos: história de ferroviários mineiros em tempos de desestatização

José Geraldo Esquerdo Furtado

Memória, técnica e conhecimento de ofício na oficina de locomotiva a vapor de Porto Novo

Jairo Luiz Fleck Falcão

Cooperação, trabalho, solidariedade e sobrevivência

Silvana Grunewaldt

Novos saberes e fazeres: mudanças nas práticas de trabalho da VFRGS      

4ª feira– 14hs-17hs

Cláudia Cristina da Silva Baião

Cultura operária: vida social e familiar do operariado têxtil, Cataguases - 1889 a 1930

Clarice Gontarski Esperança

A memória como resistência: uma reflexão sobre os gráficos gaúchos

Tânia Serra Azul Machado Bezerra

Narrativas de trabalhadores gráficos em formação

Eder da Silva Silveira

Representações sobre o trabalho nas minas de carvão de Arroio dos Ratos (1924-1956)

SARA OLIVEIRA FARIAS
Enredos e tramas nas minas de ouro de Jacobina

Zilma Isabel Peixer

Ao trançar do tento: identidades, educação e memórias do cotidiano dos trançadores de Couro - Lages SC

Monica Gatica

El fin de un sueño, una nueva búsqueda, La experiencia de los trabajadores chilenos en el NE de Chubut

Alejandra Luisa Magalhães Estevez

A formação de uma identidade de classe a partir do engajamento católico: as experiências da JOC e da ACO

5ª feira– 14hs-17hs

Alan Kardec Gomes Pachêco Filho

Trabalhadores livres no universo pós-escravidão: as relações de trabalho dos vareiros do rio Grajaú, no Maranhão, no início do século XX

Marciano Max Rodrigues Vieira

Trabalho degradante, migração e memória: a ocupação recente e os projetos de colonização em Mato Grosso a partir de 1970

Vitale Joanoni Neto

Trabalho e exclusão: memória de um peão rodado no Amazônia    

Maria Aparecida Martins Souza

Narrativas que (re) constroem a história de trabalhadores nas agropecuárias no Araguaia   

Aline dos Santos Lima

Desfibrando experiências: relações de trabalho no semi-árido baiano

Larissa Penelu B. Pacheco

Solidariedades entre concorrentes: trabalhadores da feira livre de Feira de Santana

Maria do Socorro de Sousa Araújo

No percurso da vida apalavrada, o traço e o traçado de si mesmo

6ª feira– 14hs-17hs

Antero Maximiliano Dias dos Reis

As Trabalhadoras dos fast-foods: geração, gênero e trabalho (Florianópolis, 2000-2006)

Ricardo Gonçalves Severo

Histórico e relações de trabalho dos catadores do lixo de Pelotas     

Silvia Maria Fávero Arend

Juventude e relações de trabalho no tempo presente: memórias e experiências de jogadores de futebol e comerciantes de entorpecentes (Florianópolis, 1980-2005)

Claudia Musa Fay e Geneci Guimarães de Oliveira

Pilotos emigrantes: a mão de obra que saiu voando

Bibiana Andrea Pivetta

Movimientos poblacionales a fines del Siglo XX en el sur de Santa Fe -Argentina: migración y vida cotidiana de Pueblo Andino

Maria Manuela Alves Maia

Do campo à cidade: imigrantes portuguesas na cidade do Rio de Janeiro

Maria Eliza Linhares Borges

Narrativas profissionais: memórias de uma geração de fotógrafos belo-horizontinos, 1970-1999  

GT HISTÓRIA ORAL E POLÍTICA I

COORDENAÇÃO: MARIA PAULA NASCIMENTO ARAUJO (UFRJ)

3º feira – 14hs-17hs

Farley da Conceição Bertolino e Lucilia de Almeida Neves Delgado

A esquerda católica: história e memória da Ação Popular

Diogo Cunha

Estado autoritário e Igreja Católica: as contribuiçãos da religião para a história do político

Fernando Antonio Mesquita de Medeiros

Faz 40 anos, entre memória, história e cultura: um estudo sobre a esquerda católica em Alagoas e os (e)ventos de 1968

Virgílio Coelho de Oliveira Junior e Emanuela Antunes Bezerra

História, política e religião: da transcendência à práxis – a experiência de Frei Eliseu Lopes

Erinaldo Vicente Cavalcanti

Cartografia do medo: relatos da ameaça comunista em Garanhuns – PE

4ª feira – 14hs-17hs

Claudia Monteiro

Gerações de militantes: reflexões sobre a militância comunista em família

Rosemary Fritsch Brum  e Francisco Carvalho Jr.

História oral: as narrativas de anarquistas e comunistas em Porto Alegre     

Iarê Lucas Andrade

Dizeres, fazeres e significados de práticas de contestação: a memória da ditadura militar no Cariri Cearense

Pablo Francisco de Andrade Porfírio

Entre frentes políticas e guerrilhas rurais: reconstruções das memórias das esquerdas em Pernambuco      

5ª feira – 14hs-17hs

Elisa de Campos Borges

A memória dos operários chilenos: o caso dos Cordones Industriales

Giovanna Villa Alvarez

Conflicto racial? o conflicto político? Relatos de persecusión, tortura y muerte de cruceños en la lucha por las regalías petroleras

Pablo Alejandro Pozzi

Argentina: guerrilleros e historia oral

Maria Paula Araujo

A contribuição do testemunho oral para a compreensão de processos políticos: estudo de caso do Brasil e da Argentina

Izabel Priscila Pimentel da Silva

Nas Asas do Hércules 56: memórias da luta armada no Brasil

6º feira – 14hs-17hs

Márcio Ananias Ferreira Vilela

Memória e construção política: Francisco Heráclio do Rêgo, Limoeiro, 1945 a 1955

Cristina Altmann e Alvaro Augusto de Borba Barreto

A construção das novas identidades partidárias em Pelotas (1979-1982) a partir do relato das lideranças

Maria Bernadete Moreira Kroeff

História de vida: uma trajetória na política

Joandina Maria de Carvalho

Família, memória e política

GT HISTÓRIA ORAL E POLÍTICA II

COORDENAÇÃO: MARIETA DE MORAES FERREIRA (CPDOC/FGV E UFRJ)

3ª feira – 14hs-17hs

Ana Iervolino

A participação de teuto-brasileiros na Força Expedicionária Brasileira (FEB) pela memória de ex-combatentes

Fabiano Luis Bueno Lopes

O uso da História Oral para pesquisa com veteranos militares de forças de paz

Pamella Moreira Lima

Os militares e a produção da memória: o Programa de História Oral do Exército e o movimento civil-militar que depôs o Presidente João Goulart

Olival Freire Junior

Os físicos brasileiros e o regime militar: a visão de seus protagonistas

Christiane Jalles de Paula

Construindo instituição: a experiência do Ministério Público do estado do Rio de Janeiro

4ª feira – 14hs-17hs

Américo Oscar Guichard Freire

Encontros em Lisboa: memórias de exilados brasileiros em Portugal (1974-1979)

Carolina Dellamore Batista Scarpelli

Memórias da clandestinidade: marcas da ditadura bilitar Brasileira (1964-1985)

Teresa Cristina Schneider Marques

O exílio no Uruguai através de relatos orais

Maria Fernanda Magalhães Scelza

“Greve de fome na Ilha das Flores! Grandioso exemplo de luta dos companheiros presos!”: narrativas, memórias e resistência no regime militar

Evelise Zimmer Neves

Anistia e reparação: o discurso dos executores da legislação reparatória no Rio Grande do Sul

5ª feira – 14hs-17hs

Flamarion Maués Pelúcio Silva

A tortura denunciada sem meias palavras

Andréa Cristina de Barros Queiroz

Millôr em debate: dialogando com seus editorais n’O Pasquim

Angélica Müller

1968: memória dos atores e seus reflexos

Guilherme José Motta Faria

Em desfile: o Estado Novo da Portela - memórias da Velha Guarda

Maria Eloisa Cavalheiro

Vargas e o Estado Novo: perspectiva histórica

6ª feira – 14hs-17hs

Rodrigo Christofoletti

Entre a oralidade e a tradição: a velha guarda integralista e suas memórias sobre a Enciclopédia do Integralismo (1957-1961)

Claudia Schemes, Denise Castilhos de Araujo e Rodrigo Perla Martins

Exportação de manufaturados e política externa brasileira: a memória dos agentes históricos

Rui Aniceto Nascimento Fernandes e Alix Pinheiro Seixas de Oliveira

Memória e política: migrantes e históricos em São Gonçalo

Daniela Alves Braga Sant Ana

Relações multifacetadas - A colonização de Juara

GT HISTÓRIA ORAL E QUESTÕES AMBIENTAIS

CCORDENAÇÃO: MARCOS MONTYSUMA (UFSC) E TEMIS GOMES PARENTE (UFT)

3ª feira – 14hs-17hs

Olívia Chaves de Oliveira

Conflito e beleza no Rio Negro/AM

Carmen Silvia de Lemos Menezes Machado

Fotos e fatos: memórias em construção

Temis Gomes Parente

Mulheres em movimento: trajetórias de vida de mulheres remanejadas pela construção da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães no Tocantins

Eudes Fernando Leite

Narrativas sobre enchentes e secas: notas sobre o Pantanal

Katia Maia Flores

O Capim Dourado e seus impactos na comunidade de Mumbuca na região do jalapão

4ª feira– 14hs-17hs

Marcos Gerhardt

O mato nos testemunhos orais sobre a colonização do Rio Grande do Sul

Ancelmo Schörner

O Morro da Boa Vista e as suas casas: entre a ilegalidade e “arvinhas”

Fabiano Quadros Rückert

Preservando a natureza: a memória do ambientalismo no Vale do Rio dos Sinos – RS

João Marcelo Barbosa Dergan

Relações sociais e meio ambiente na memória insular de Belém-PA

Marcos Fábio Freire Montysuma

Transfigurações possíveis do preservacionismo: de Chico Mendes aos nossos dias

GT HISTÓRIA ORAL E SAÚDE

COORDENAÇÃO: TÂNIA MARIA DIAS FERNANDES (COC-FIOCRUZ) E LORENA GILL (UFPel)

4ª feira– 14hs-17hs

Lina Faria e Luiz Antonio de Castro Santos

Memória e história do ensino da saúde pública no Brasil: os primeiros tempos em São Paulo

Éverton Reis Quevedo

Hospital Beneficência Portuguesa e a memória médico-social de Porto Alegre

Daniela Vallandro de Carvalho

Parteiras de lembranças, benzedeiras da memória: narrativas da saúde e a constituição do Acervo de Memória Oral do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul

Lorena Almeida Gill

Clara e Naum: as histórias de uma visitadora sanitária e de um médico na luta contra a tuberculose em Pelotas (RS)

Dilene Raimundo do Nascimento

A experiência do Dia Nacional de Vacinação

Modesto Leite Rolim Neto

Narrativas do adoecimento

5ª feira– 14hs-17hs

Juliane Conceição Primon Serres

Do leprosário ninguém sai: narrativas de exclusão

Rafael Araldi Vaz

No fio da memória: lembranças e narrativas num antigo leprosário (Santa Catarina – 1940-1952)

Thelma Maria Grisi Velôso

Oralidade e produção de sentidos: um estudo a partir de discursos de usuários do PSF de Campina Grande/PB

Pedro de Oliveira Filho

 “Num tem riqueza que pague a saúde da gente!”: a saúde em discursos de idosos

Liana Souto Corrêa

Viver com HIV/aids em Pelotas: histórias para contar

Roberto Kennedy Gomes Franco

O Corpo com HIV/AIDS: entre lembranças & esquecimentos

Léia Teixeira Lacerda Maciel

As doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS no imaginário terena: um estudo de caso entre as mulheres da Aldeia Limão Verde, MS, Brasil

GT HISTÓRIA ORAL, DIREITOS E MOVIMENTOS SOCIAIS

COORDENAÇÃO: EURÍPEDES A. FUNES (UFC)

3ª feira – 14hs-17hs

Marizete Lucini e Ernesta Zamboni

A história oral e a memória na produção da identidade Sem Terra

João Carlos Tedesco

Memória, imaginário e movimentos sociais: ritualizações e representações de colonos assentados sobre o período dos acampamentos de Natalino e Annoni - década de 1980

Maria Celma Borges

Práticas e representações no Pontal do Paranapanema –SP: construindo identidades na luta pela terra e para nela permanecer

Pablo A. Vommaro

Las tomas de tierras y los asentamientos de 1981 en Quilmes estudiados como experiencia de organización social con base territorial y comunitaria

Carla Gabriela Cavini Bontempo

Na fronteira, a imensidão do sonho: histórias de um assentamento na região da Campanha gaúcha

4ª feira – 14hs-17hs

Marco Antonio Perruso

Trajetórias de intelectuais ligados ao movimento popular nos anos 1970/80

Carolina Inácio da Silva

A memoria e os movimentos sociais: para além dos cristais

Antônio Fernando de Araújo Sá

Memória do Cangaço no Sertão do São Francisco

Gerson Rodrigues de Albuquerque

Trabalho compulsório, poder e transgressão no Rio Valparaíso – Alto Juruá – Amazônia Brasileira (1980-90)

Antonio Lindvaldo Sousa

Memória e cidadania: reflexões em torno de uma experiência de História Oral com a Terceira Idade

5ª feira: 14hs-17 hs

Francisco Canella

Disputas simbólicas e sentidos de comunidade: a memória de moradores da periferia urbana de Florianópolis (1989-2005)

Eladir Fátima Nascimento dos Santos

Memórias em Disputa - relatos sobre a FAFERJ - Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro           

Benjamin Xavier de Paula

O movimento HIP HOP e a construção da identidade negra/ juvenil

Julio Claudio da Silva 

Narrativas de si, narrativas de um tempo: o Teatro Experimental do Negro e as lutas anti-racistas no Brasil nos relatos de Ruth de Souza (1930-1940)          

           

6ª feira: 14hs-17 hs


Rogério Ferreira de Souza

Da liderança comunitária ao agente social                

Maria Aparecida Barbosa Carneiro

Os ditos e não ditos na formação do Conselho Municipal de Saúde de Cabedelo-PB

Maria Cristina Martins

Movimentos internos do IEE: momentos de permanências ou rupturas?      

GT ORALIDADE E VISUALIDADE COMO FORMAS DE LINGUAGEM

COORDENAÇÃO: ANA MARIA MAUAD (UFF) E FERNANDO S. DUMAS DOS SANTOS (COC-FIOCRUZ)

3ª feira: 14hs-17 hs: Imaginário, conhecimento e História Oral

Sylvia Regina Bastos Nemer

"Hoje é dia de Maria": o imaginário social do século XIX nos cantos e contos da tradição oral

Emanuel Santos de Araújo

A imaginária religiosa na produção escultórica de Fia

Sandra Mara Silva de Lima

Algumas contribuições conceituais da obra de Paul Zumthor em pesquisas voltadas para a história oral e para o estudo do imaginário social

Vanessi Reis

Da baixa boemia à baixa cidade: limites do bairro Cidade Baixa delimitado pelo imaginário urbano da boemia

Carmo Thum

História Oral e imagens: paisagens pomeranas

4ª feira – 14hs-17 hs: Conhecimento, visualidade e a História Oral

Sislândia Maria Ferreira Brito

A imagem: documento histórico, texto que fala – relatos de experiências

Cláudio de Sá Machado Júnior E Marluza Marques Harres

A memória vai ao cinema: visualidade e convívio social nas lembranças de vida no Cine Theatro Capitólio (Porto Alegre, 1928-1994)

Lúcia Teresinha Macena Gregory

Lugares de memória: fotografias e falas de uma fotógrafa

Dirce Djanira Pacheco e Zan 

O uso da fotografia como recurso metodológico para o estudo do cotidiano escolar

Beatriz Rodrigues Ferreira

Ruínas na paisagem urbana: fotografia, memória e narrativa


Giane Elisa Sales de Almeida  (Universidade Federal Fluminense)

"Menina! Olha o passarinho..." Fotografias escolares e as oralidades de um corpo negado

 

5ª feira – 14hs-17 hs: Conhecimento, oralidade e a História Oral

Cristóvão Domingos de Almeida

Aprendizagem através do rádio: relato de uma experiência

Adriana Marcela Bogado

Lugares de memória: enquadramento das memórias de famílias vinícolas no espaço público e práticas de resistência no espaço privado

Vivian Luiz Fonseca

Menino, quem foi seu mestre? - desconstruindo discursos de mestres de capoeira

Márcia Ramos de Oliveira

Possibilidade de uso do fonograma enquanto fonte e documento para a história oral

6ª feira –14hs-17 hs: Conhecimento, intertextualidade e História Oral

Maria Lana Monteiro de Lacerda

Histórias em cena pela ótica do áudio-visual

Andréa Cristina Baum Schneck

Memórias pintadas de Flávio Scholles...Quadros que falam e fazem falar!

Viviane Trindade Borges 

Oralidade e visualidade: invenções de si na Colônia Juliano Moreira/RJ

José Walter Nunes

Oralidade, imagem fílmica e etno-história

GT QUESTÕES DE MÉTODO E EPISTEMOLOGIA

COORDENAÇÃO: ALICE BEATRIZ DA SILVA GORDO LANG (CERU-USP)
REGINA WEBER (UFRGS)

3ª feira – 14hs-17hs: Funções e Fontes da História Oral

Ana Lúcia de Faria e Azevedo

A História Oral na Pesquisa do Estado do Conhecimento sobre a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte

Marcus Paulo Silva dos Reis

A utilização de entrevistas-depoimento nos estudos de memória popular: uma discussão metodológica

Marcelo Moura Mello

Mutações de olhar: as vias de diálogo entre o campo e o arquivo    

4ª feira – 14hs-17hs: Entrevistas

Heliana de Barros Conde Rodrigues

Duas ou três coisas que sei dela: quando Portelli e Latour se ‘inteceptam’ na invenção da História Oral

Sinesio Jefferson Andrade Silva

Memória musical da Maré: um encontro entre a história oral e a etnomusicologia

Ana Luisa Giacometti Chinali

Notas sobre memória e história         

Ricardo Santhiago

Entre a experiência individual e a memória coletiva: ouvindo Adyel Silva

5ª feira – 14hs-17hs: Narrativas – Análise

Alice Beatriz da Silva Gordo Lang

Mulheres na Universidade de São Paulo: relatos de pioneiras

Ely Souza Estrela

Protagonismo e silêncio na história oral: as narrativas de Graça e Xique-xique

Ana Lúcia Guedes-Pinto

Veracidade e imaginação na história de leitura de professores: diálogos com “o grande mentiroso”

GT: SOCIABILIDADE MODERNA E RELIGIOSIDADE

COORDENADOR: MAURO PASSOS (UFMG E PUC MINAS)

3ª feira – 14hs-17hs

Mauro Passos

A mística do catolicismo popular – o sagrado e a tradição nas encomendações de almas

Joselina da Silva e Reginaldo Ferreira Domingos

As religiões afro-brasileiras na voz das mulheres lideranças em Juazeiro do Norte

Nadiam Maria Guariza

Tecendo lembranças, criando sentido às subjetividades: depoimentos de senhoras da Arquiconfraria das Mães Cristãs de Curitiba (1960-1980)


4ª feira – 14hs-17hs

Giani Rabelo

As pedagogias missionárias: o processo modernizador das vilas operárias do complexo carbonífero do sul de Santa Catarina na segunda metade do século XX

Marluce de Oliveira Machado Scaloppe

A trajetória do Alvorada: um projeto em defesa da cidadania às margens do Araguaia

Igor José Trabuco da Silva

Religião e política andam juntas? A Assembléia de Deus e atuação política em Feira de Santana (1972-1990)

Abrelino Carlos Tenedini

Encontros e desenvontros: relações interétinicas entre índios e missionários na Prelazia de Diamantino - MT no séc. XX.                

5ª feira – 14hs-17hs

Aline Lima Brandão

Representações da alegria: o brasileiro no discurso dos executivos do Club Med    

Clarice Bianchezzi e Cristiana de Azevedo Tramonte

Memória como aliada no estudo da atuação educacional das religiosas da Congregação Fraternidade Esperança em Florianópolis – SC

Ana Rita A raújo Machado

Memória e suas representações         

Fernando Sergio Dumas dos Santos

Para curar se tiene que tener fe: religiosidad y prácticas para curar en la Amazonía Brasileña

GT TRADIÇÃO ORAL, NARRATIVAS E NARRADORES I

COORDENAÇÃO: VERENA ALBERTI (CPDOC FGV)

3ª feira – 14hs-17hs

Edinelia Maria Oliveira Souza

A reinvenção da liberdade e do trabalho em memórias de populações negras do Recôncavo Sul da Bahia

Joelma Tito da Silva

Nas Eras... Tradição oral e histórias de vida entre os negros do riacho

           

Leila Martins Ramos

O papel da tradição oral na constituição do patrimônio cultural e na formação de identidades de comunidades quilombolas no Brasil            

João Ivo Puhl

Foi o tempo do chicote um tempo de escravidão?

Verena Alberti

Tradição oral e usos da memória: uma aproximação do Tribunal de Waitangi, Nova Zelândia

4ª feira – 14hs-17hs

Moacir Gigante

História de vida e trabalho do poeta negro Carlos de Assumpção

Denise Barata

Nos trilhos da memória ou "Uma beleza que o Rio desconhece"

           

Magdalena Maria de Almeida

Atoleiros, um espírito sedentário

Geni Rosa Duarte e Emilio Gonzalez

Música em movimento: experiências de músicos na Tríplice Fronteira (Brasil/Argentina/Paraguai)

5ª feira – 14hs-17hs

José Josberto Montenegro Sousa

Leituras da natureza em tradições de oralidade entre sertanejos cearenses

Lígia Maria Leite Pereira

Narrativas do cotidiano em Rio de Peixe/MG

Edna Ferreira Alencar

Narrativas orais e identidade na várzea do Médio Solimões, AM     

Luiz Henrique dos Santos Blume

 “Histórias de pescador”: tradições, cultura e experiência nas artes da pesca (Ilhéus, 1960-2004)

José Victor Neto

Narronautas: a atividade narrativa no quotidiano de trabalho dos vigias noturnos de Castanhal - PA

6ª feira – 14hs-17hs

Maria de Lourdes Patrini Charlon

Os novos contadores de historia na França: oralidade e performance

Felipe Grüne Ewald

Manifestações da performance: narrativa oral, inscrições e poética

Ana Lúcia Liberato Tettamanzy

Narradores da Restinga: performance e errância       

Luciana Hartmann

Na fronteira das palavras – narrativa e performance entre Argentina, Brasil e Uruguai

GT TRADIÇÃO ORAL, NARRATIVAS E NARRADORES II

COORDENAÇÃO: CLÁUDIO PEREIRA ELMIR (UNISINOS)

3ª feira – 14hs-17hs

Adauto Locatelli Taufer

Luiz Alberto Mendes: um narrador à moda antiga

Clidenildo Domingos Guimarães

A autoria de Graciliano Ramos e a construção do regionalismo nordestino

Giulianne Chrishina Barros dos Anjos

Memória, narrativa e História: as contribuições de Guerreiro Togado

Cláudio Pereira Elmir

Histórias dos sentidos e da imaginação: as memórias de Flávio Tavares      

Daniel Roberto dos Reis Silva

Nos “Jardins” da Memória: notas sobre a cidade (auto)memorialística de Rachel Jardim    

4ª feira – 14hs-17hs

Raimundo Nonato Pereira Moreira

Não mentem, não sofismam e não iludem [...] as almas ingênuas dos rudes filhos do sertão: algumas notas sobre o papel das fontes orais nos textos de Euclides da Cunha sobre a Guerra de Canudos

Josilene Silva Campos

A presença da oralidade nas literaturas sfricanas de língua oficial portuguesa

Berenice Abreu de Castro Neves

No aprendizado da escrita, a força da oralidade

Raquel Drumond Guimarães

Afinal, isto é história oral? Uma avaliação das narrativas medievais como fonte de história oral

5ª feira – 14hs-17hs

Franklin Figueirêdo Bulhões e Sousa

As narrativas orais na construção sócio-histórica do município de Bragança

Carina Santos de Almeida

Tradição oral e memória: o desenvolvimento urbano de Santa Cruz do Sul (RS) através da narrativa de jovens

Luiz Carlos Vieira

Conflitos e negociações: a participação de jovens no espaço organizacional do assentamento Vale da Vitoria (São Mateus-ES)

Maria Bernardete Ramos Flores e Carina Sartori

As falas, os contos, a memória e o Falanstério do Saí


Kátia Ferreira de Oliveira

Memória e Documentação: a História Oral para auxiliar na Reconstituição dos Espaços de Memória das Comunidades de Picada Hartz e Arroio da Bica - Município de Nova Hartz - Vale do Rio dos Sinos - RS

6ª feira – 14hs-17hs

João Venâncio Machado de Ourofino

A Folia de Reis em São Braz de Minas, um estudo de caso: a migração, as transformações locais, e o imaginário religioso

Áurea da Paz Pinheiro

Os senhores de seu ofício

Charles d'Almeida Santana

Narradores de Místicas Flores

Frederico de Castro Neves

Os vôos do Sr.Muriçoca pelos sertões da memória

 
ABHO Unisinos PPG História - Unisinos
CAPES Memorial do Rio Grande do Sul CNPq
PUC-RS CPDOC Livraria Cultural São Leopoldo PPGH-UFRGS
Dype Soluções