A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) é mantida pela Associação Antônio Vieira, denominação civil da Província dos Jesuítas do Brasil Meridional, da Companhia de Jesus, a ordem dos jesuítas fundada por Santo Inácio de Loyola. Entre as maiores universidades do Brasil, concentra no campus de São Leopoldo (RS) cerca de 30 mil estudantes em cursos de graduação, pós-graduação e extensão.
Como universidade jesuíta, o projeto institucional da Unisinos está alicerçado nos princípios da pedagogia inaciana, em que a pesquisa e o ensino visam beneficiar o ser humano, em todas as suas dimensões, e a promover a justiça. Aos 37 anos, a Universidade preza sua capacidade de ser inovadora. Com métodos atuais e emprego de novas tecnologias, está atenta ao mundo contemporâneo e à transformação sem, no entanto, abrir mão de seus valores originais. O quadro de pessoal é formado por mais de 900 professores (dos quais 86% são mestres, doutores e pós-doutores, porcentagem superior à média nacional), além de aproximadamente 900 funcionários.
O ensino e a pesquisa em História são tradicionalmente importantes para os jesuítas e para a Unisinos. O curso de graduação em História da Unisinos, criado antes mesmo da fundação da Universidade, é um dos mais antigos do sul do Brasil, tendo completado, em 2007, 43 anos de existência.
|